Relembrando: O pretensioso 9 1/2 Semanas de Amor 2

noveemeiasemanasdeamor2_01
Lionsgate

Sequências dificilmente superam ou são tão boas quanto às obras originais. As duas afirmações são aplicadas com exatidão a 9 1/2 Semanas de Amor 2 (Another 9 1/2 Weeks – Love in Paris), fraca produção lançada sem nenhum alarde em 1997. 11 anos após viver intensas nove e meia semanas de amor com a bela Elizabeth (interpretada por Kim Basinger no longa de 1986), John (Mickey Rourke) continua apaixonado por ela, e por conta disso vive deprimido e distante das mulheres com que se envolve. Ao saber que sua antiga paixão irá leiloar quadros em Paris, ele parte em busca de reencontrá-la. O que o empresário encontra na capital francesa é apenas frustação, já que Elizabeth não está presente no evento, e sim uma amiga dela que conhece todos os detalhes da intensa e complicada relação dos dois e também o paradeiro da loura.

9 1/2 Semanas de Amor chegou aos cinemas do mundo em meados dos anos 80 em torno de muita polêmica, por tratar abertamente sadomasoquismo e submissão como pano de fundo de um romance – claramente inspirado por O Último Tango em Paris de Bernardo Bertolucci e 25 anos antes do livro 50 Tons de Cinza. Com direção de Adrian Lyne – vindo do sucesso Flashdance, a produção foi fracasso entre público e crítica nos EUA, mas um enorme êxito na Europa e América Latina. Rendeu no mundo mais de US$ 100 milhões de dólares, transformou Rourke e Basinger em estrelas internacionais, trilha sonora e cenas em ícones dos anos 80. Tanto sucesso despertaria o interesse para uma sequência.

noveemeiasemanasdeamor_01
Rourke e Basinger em 9 1/2 Semanas de Amor / Divulgação – Fox

Em 1989, Zalman King – um dos roteiristas do original, pretendia reunir em Four Days in Frebuary, Mickey Rourke e Kim Basinger. A atriz recusou a proposta, o projeto foi engavetado e Rourke e King foram cometer o famigerado Orquídea Selvagem. Oito anos depois, Rourke já no ostracismo profissional após se aventurar pelo boxe profissional, recusar filmes como Pulp Fiction – o papel fora dado a Bruce Willis, e ficar irreconhecível após cirurgias plásticas para reconstruir o rosto destruído por conta das lutas, retornou ao personagem John Gray.

Com direção de Anne Goursaud (uma das montadoras de Drácula de Bram Stoker), o longa tem como cenário as belas locações de Paris, e uma pretensa vontade de ser – sem conseguir – um filme de arte europeu. O fiapo de roteiro traz cenas inspiradas no longa original, momentos de extremo mau gosto – como a sequência de submissão com velas, e uma narrativa vazia, presunçosa e arrastada. A trama vai do nada ao lugar nenhum, comprovando a real inexistência da necessidade de um segundo filme. A ex-modelo Angie Everhart interpreta sem o menor carisma Lea, estilista e confidente de Elizabeth. A personagem que deveria ser fascinante e misteriosa é apenas imatura e extremamente enfadonha. Mickey Rourke é outro que está abaixo do aceitável no longa. Completamente transformado fisicamente – não lembrando em nada o ótimo e sedutor ator que o público conheceu nos anos 80, Rourke faz de John, um esquisito inexpressivo, com hábitos grotescos e nenhum charme. Outro ponto negativo – dos inúmeros já citados – é a trilha sonora fria, composta por música eletrônica pouco inspirada.

noveemeiasemanasdeamor2_02
Angie Everhart dá show de canastrice / Reprodução

Arrastado, vazio e pretensioso, 9 1/2 Semanas de Amor 2 serviu apenas para desagradar os fãs do longa original e mostrar que aquele Mickey Rourke que o público conheceu, estava perdido. O ator voltaria a boa forma em produções de destaque quase uma década depois, deixando o ostracismo de lado, com longas como Chamas da Vingança, Sin City, Domino – A Caçadora de Recompensas, O Lutador – em fantástica atuação indicada ao Oscar em 2009, e Homem de Ferro 2.

Em DVD

9 1/2 Semanas de Amor 2 (Another 9 1/2 Weeks – Love in Paris, França/EUA/Inglaterra, 1997) De Anne Goursaud. Com Mickey Rourke, Angie Everhart, Agathe de La Fontaine, Steven Berkoff, Dougray Scott. 105 minutos. Europa. Cotação: Ruim

Anúncios

Publicado por

Ramon Dutra

Jornalista

Um comentário em “Relembrando: O pretensioso 9 1/2 Semanas de Amor 2”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s