Por onde anda?: Jean-Claude Van Damme

vandamme_01
Divulgação

JEAN-CLAUDE VAN DAMME, que hoje completa 54 anos, foi revelado ao mundo na esteira do sucesso dos principais ícones do cinema de ação: Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger. Sem nunca conquistar o mesmo status dos astros citados, Van Damme estrelou sucessos bacanas e de baixo orçamento nos anos 80 como O Grande Dragão Branco e Duplo Impacto. A brincadeira começou a ficar séria em 1992 com o lançamento de uma produção com mais recursos, a ficção Soldado Universal.

A bola continuou em jogo com os bons O Alvo – estreia em Hollywood do diretor John Woo, e Timecop – O Guardião do Tempo, primeira produção estrelada pelo belga a romper a barreira de 100 milhões de dólares no mundo. Ainda em 1994 viveu o herói Guile – com um salário de US$ 8 milhões – em Street Fighter – A Última Batalha, equivocada adaptação do cultuado jogo da Capcom. Muito criticado pelos fãs, o filme teve uma performance aquém do esperado nas bilheterias, US$ 99 milhões de dólares. Era o início do fim da ascensão do ator, apesar do filme seguinte, Morte Súbita, ter sido bem recebido. Diferente dos projetos posteriores – O Desafio Mortal, Risco Máximo, A Colônia e Golpe Fulminante, todos ignorados por crítica e público, e realizados numa época em que Van Damme sofria com problemas pessoais em decorrência do vício em drogas.

ograndedragaobranco_vandamme_02
Frank Dux (Van Damme) enfrenta o cruel Chong Li (Bolo Yeung) em O Grande Dragão Branco / Foto: Divulgação

Jean-Claude ainda tentou uma volta por cima com a sequência Soldado Universal – O Retorno – participou de outros dois filmes da franquia, mas o fracasso do projeto eliminou qualquer chance do “músculos de Bruxelas” se tornar um astro do tamanho de Sly e Arnie. O ator retornou as produções de baixo orçamento, quase sempre distribuídas diretamente no mercado de DVD. Com títulos como Inferno e Replicante – que no lançamento no Brasil garantiu um constrangedor momento íntimo com a “musa” Gretchen. Depois de quase uma década no ostracismo artístico, Van Damme voltou ao centro das atenções com JCVD, elogiada comédia dramática belga em que interpretou ele mesmo. A boa recepção do longa deu novo fôlego a carreira do ator, que voltou a ser chamado para produções relevantes. Como a animação Kung Fu Panda 2 e Os Mercenários 2. Após recusar participar do primeiro filme, viveu o vilão da sequência. Atualmente Van Damme continua atuando em produções de baixo orçamento e pouca repercussão – até o próximo ano quatro projetos aguardando lançamento, mas que agradam sua legião de fãs. Composta em grande parte por quem cresceu durante os anos 90.

Anúncios

Publicado por

Ramon Dutra

Jornalista

5 comentários em “Por onde anda?: Jean-Claude Van Damme”

  1. Jean Claude Van Damme foi o maior astro de ação e lutas que Hollywood já viu !! Stallone e Schwarzinegger são bons na verdade, mas eles não são completos, eles não lutam igual Van Damme … Van Damme é mestre das artes marciais, campeão europeu de karatê, especialista em várias artes marciais como : karatê shotokan, kick boxing, taenkdon, muay thay, e o Arnold e o Stallone manjam disso ?? E também o Arnold é conhecido por ser o Exterminador do Futuro e o Stallone por ser o Rambo, e os outros filmes não são tão bons assim, nem tem grandes destaques ! E o Van Damme que já : O GRANDE DRAGÃO BRANCO, KICK BOXER – O DESAFIO DO DRAGÃO, LEÃO BRANCO, TIME COP – O GUARDIÃO DO TEMPO, O ALVO, JCVD, OS MERCENÁRIOS 2, entre outros ! Van Dame é amigo pessoal de Stallone e o prório reconheceu que Van Damme era a nova revelação do cinema da ação … Na sua época Van Damme já teve os maiores salários de Hollywood ! E o sobre o envolvimento com as drogas ? Quem nunca errou na vida ? O ator Robert Downey Junior também se envolveu com drogas e ficou na geladeira de Hollywood e hoje deu a volta por cima e interpreta o papel de Homem de Ferro ! Só acho que os Estados Unidos puxa muito o saco de Stallone por ele ser Americano, e o Arnold por que ele já foi Governador da Califórnia, mas nunca que eles conseguirão superar o Van Damme !! Falei e tá falado !!!

  2. Vam Damme,não existé astro, profissional melhor assim como vc.Acompanhei todos seus filmes, amo todos, vc é o cara……
    Quem me dera conhece lo pessoalmente, nem sei o que eu faria.😍😙😙😙😙😙😙😙

  3. Vam Damme é uma pessoa normal como todos nós desbancou muito atores de sucesso, Ainda tem muito potencial para realizar filmes muito bons, assim como Stallone e outros. O problema e ter um filme bom com um enredo bom. Que ele é um otímo ator isto é sem sombra de dúvida.

  4. van damme foium belo ator de lutas acompanhei todos os filmes dele adoro esse cara é um belga bom de lutas adoraria conhecer ele um dia talvez ele me trouxe muita inspiração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s