As atuações de Madonna

Universal Music

Madonna é a artista de maior sucesso na história da música pop. A única da geração 80 que continua no topo das paradas com seus álbuns e turnês. Além, é claro, de suas habituais polêmicas. Como atriz, Madonna não teve o mesmo sucesso. Apesar de ter em sua filmografia produções êxitos como Procura-se Susan Desesperadamente e Evita, a quantidade de longas reprovados pela crítica e ignorados pelo público é superior. Premiada por duas vezes no Globo de Ouro – uma pela atuação em Evita e outra pela canção Masterpiece -, Madonna foi 16 vezes (!) indicada ao Framboesa de Ouro, que “premia” os piores do ano no cinema, tendo “vencido” em nove oportunidades.

A loura, após atuar em meados dos anos 70 nos curtas The Egg e In Artificial Light, estreou nas telonas com Um Certo Sacrifício, produção de 1980 lançada cinco anos depois em meio ao sucesso do segundo álbum de Madonna, Like A Virgin. Ainda em 1985 outros dois de seus filmes estrearam: Em Busca da Vitória, que trazia uma pequena participação como uma cantora – Crazy for You, música tocada no filme virou hit -, e Procura-se Susan Desesperadamente, considerado até hoje um de seus melhores trabalhos como atriz.

O ótimo filme rendeu inúmeros elogios a Madonna, e a canção Into the Groove, na trilha do filme, fez enorme sucesso. É dessa fase também a antológica performance de Like A Virgin, com Madonna vestida de noiva, no MTV Video Music Awards.

Fotos – Warner / MGM

Com status de pop star, Madonna protagonizou Surpresa de Shanghai ao lado do então marido Sean Penn. O filme foi um dos maiores fracassos de 1986. Em compensação o disco True Blue, lançado no mesmo ano, foi aclamado por crítica e público. Em 87 Madonna retornou às comédias com Quem é essa Garota?. O álbum, de trilha sonora do filme, foi um sucesso, e Who’s That Girl? foi indicada ao Globo de Ouro como melhor canção original. O filme no entanto foi um fracasso em termos de crítica e bilheteria.

Madonna não desistiria tão fácil. Seu projeto seguinte foi Dick Tracy, badalada adaptação da HQ de Chester Could, dirigida e estrelada em 1990 por Warren Beatty – namorado de Madonna na época. A cantora “derrotou” Kim Basinger e Michelle Pfeiffer e ficou com o papel da femme fatale Breathless Mahoney. Dick Tracy foi um sucesso e renovou a carreira de atriz da rainha do pop. Sooner or Later, canção do álbum I’m Breathless, venceu o Oscar de melhor canção e ganhou uma inesquecível performance de Madonna na premiação em 91.

Musicalmente, Madonna vivia seu auge com a turnê Blond Ambition, de um de seus melhores trabalhos musicais: Like A Prayer. O show ganhou às telas com Na Cama com Madonna, documentário que trazia trechos e bastidores dos shows e a vida íntima da cantora, logicamente até onde ela estava disposta a mostrar.

Warner / Disney

Os projetos seguintes nos anos 90 foram Neblina e Sombras de Woody Allen, o sucesso Uma Equipe Muito Especial com Tom Hanks, Olhos de Serpente de Abel Ferrara e o fraco e nada visto thriller erótico Corpo em Evidência, feito na esteira do sucesso Instinto Selvagem. Era a época mais sexual – e uma das mais inspiradas – da cantora, que incursionava pelo mundo com a turnê The Girlie Show do álbum Erotica.

Sony Pictures / MGM

Sem emplacar um filme desde Dick Tracy, o projeto dos sonhos de Madonna estava prestes a sair do papel. A adaptação do musical da Broadway Evita estava em desenvolvimento desde o final de 70. Atrizes renomadas como Meryl Streep e Michelle Pfeiffer passaram pelo papel título, que teve Oliver Stone como possível diretor. Depois de diversos atrasos, em 1995 o projeto recebeu sinal verde. No lugar de Stone – creditado como roteirista -, Alan Parker assumiu o comando do filme. Madonna, interessada em viver Eva Perón desde sempre, ganhou o papel ao enviar uma carta – junto de um fita do clipe Take A Bow -, para Parker explicando seu fascínio e paixão pela primeira dama da Argentina.

Disney

A pop star ficou com o papel, e o fez com extrema dedicação. Recebeu um Globo de Ouro de melhor atriz em musical. Evita venceu outros dois: melhor filme musical e melhor canção original para You Must Love Me, também premiada com o Oscar. Parecia que finalmente Madonna havia se firmado como atriz. Não seria verdade. Na música ela lançaria no ano seguinte, 1998, um de seus trabalhos mais aplaudidos: Ray of Light.

O projeto seguinte de Madonna foi a comédia-dramática Sobrou pra Você. Lançado em 2000, mesmo ano do álbum Music, o filme trazia a cantora ao lado de Rupert Everett e dirigida por John Schlesinger (Perdidos na Noite). Diferente de Evita, o longa foi outra bomba na carreira cinematográfica da loura. Ao menos a canção American Pie, na trilha do filme, foi bem recebida. Em 2002, Madonna fez sua última – até o momento – incursão como protagonista no cinema. Foi dirigida pelo ex-marido Guy Ritchie na comédia Destino Insólito, remake de um longa italiano de 1974. Fracasso retumbante de crítica e bilheteria, arranhou também o prestígio de Ritchie como diretor. Ele se recuperaria com o sucesso comercial de Sherlock Homes.

Disney / Sony Pictures / MGM

No final do mesmo ano, Madonna fez uma pequena participação como uma instrutora de esgrima em 007 – Um Novo Dia para Morrer, produção que contava com Die Another Day como música tema. A faixa, presente no álbum American Life, fez sucesso, mesmo que tenha dividido os fãs de 007.

Outros trabalhos de Madonna na atuação incluem participações coadjuvantes em filmes como Doce Inocência, Grande Hotel, Garota 6, além da série Will & Grace e no curta da BMW, The Hire, em que foi dirigida por Guy Ritchie no segmento Star. Em 2008 a cantora estreou como diretora com a comédia Sujos e Sábios. Três anos depois assumiu um projeto mais ambicioso, o drama romântico W.E.: O Romance do Século. O filme foi um enorme fracasso de bilheteria, mas rendeu a Madonna o Globo de Ouro de melhor canção original (Masterpiece), e uma indicação ao Oscar de figurino.

Anúncios

Publicado por

Ramon Dutra

Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s