Aniversariante do dia: Angelina Jolie

Foto – Guerlain

Musa máxima do cinema, Angelina Jolie comemora hoje 42 anos. Cada vez mais afastada da atuação, a estrela prioriza seu trabalho humanitário e paixão pela direção, iniciada em 2007 com o documentário A Place in Time. Nesses dez anos, Jolie dirigiu quatro longas-metragens – sendo Invencível seu maior sucesso comercial, com 163 milhões arrecadados e três indicações ao Oscar -, e First They Killed My Father o mais recente, com estreia marcada para setembro na Netflix. Filha dos atores Jon Voight, de Perdidos na Noite e Amargo Regresso, e Marcheline Bertrand, Angelina estreou no cinema aos sete anos, ao lado do pai, na comédia Lookin’ to Get Out. Chamou atenção de crítica e público no final dos anos 90, com atuações arrebatadoras e premiadas em Gia – Fama e Destruição e Garota, Interrompida, pelo qual recebeu o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2000.

De revelação a estrela internacional foi um salto digno de Lara Croft, personagem que a atriz arrebatou o público em 2001 com Lara Croft: Tomb Raider. Sucesso de bilheteria – US$ 274 milhões -, o filme mostrou que o público queria mulheres fortes e destemidas a frente de filmes de ação.

Angelina estrelou outros êxitos no gênero como Sr. & Sra. Smith, O Procurado, Salt e Malévola, fantasia da Disney que se tornou seu maior sucesso de bilheteria ao em 2014 arrecadar 758 milhões de dólares. Era o retorno da atriz a atuação após quatro anos longe das telas, mostrando a força de seu nome junto ao público mundial.

Conciliando com os veículos de ação, Jolie entregou excelentes performances dramáticas em filmes como O Bom Pastor, O Preço da Coragem, A Troca – indicada ao Oscar de melhor atriz -, e À Beira Mar, longa que também dirigiu, produziu e escreveu. Mesmo sendo um equívoco, o projeto que a reuniu ao ex-marido Brad Pitt – dez anos depois de Sr. & Sra. Smith -, tem entre suas virtudes a parte técnica e atuação da atriz.

Sem nenhum projeto definido a curto prazo para voltar a atuação, Angelina tem em desenvolvimento a sequência de Malévola, os dramas Shoot Like a Girl e Cleópatra – há mais de dez anos num mar de incertezas -, além de ser a primeira escolha da Universal Pictures para viver a Noiva de Frankenstein no filme homônimo que o estúdio produzirá como parte de seu universo de monstros.

Gia (1998) / Sr. & Sra. Smith (2005) / À Beira Mar (2015) Fotos – Warner / Fox / Universal
Anúncios

Publicado por

Ramon Dutra

Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s